Histórico da criação e implantação do Brasão do Município de Carrapateira/PB

Na sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal, no dia 30 de novembro de 2005, foi aprovado o Projeto de Lei n° 16/2005, de 28 de novembro de 2005, que criou e implantou o Escudo Oficial (Brasão) do município.
Em monografia de graduação - “REPRESENTAÇÕES DO MODERNO: TENSÕES DO DESENVOLVIMENTO URBANO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CARRAPATEIRA/PB (1937/1969)”, o professor José Irineu Mendes Pedrosa, fez o seguinte comentário sobre o Brasão do Município de Carrapateira:
"No interior do escudo, a parte superior apresenta uma paisagem de um vale, em cor marrom entre serras amareladas e ao centro um sol laranja avermelhado, representando as características climáticas e geográficas do sertão paraibano. Os habitantes do município estão representados simbolicamente pelo pé de mandacaru (Cereus jamacaru) significando a resistência e fortaleza dos seus munícipes que sobrevivem bravamente, em meio a tantas dificuldades econômicas, climáticas e geográficas. Este cenário é posto sobre as cores da bandeira do Estado da Paraíba, sendo a cor branca colocada no centro com o intuído, demais uma vez, reafirmar a paz vivenciada pelos cidadãos do município; a cor preta à esquerda e a cor vermelha à direita, como forma de menção aos acontecimentos relacionados à Revolução de 1930, que aconteceu na Paraíba."
Abaixo, externo ao escudo, encontram-se dois cachos de sementes da planta carrapateira (Ricinus communis L), com suas folhas características, fazendo alusão a cor verde presente na bandeira municipal; um a direita e outro à esquerda. No ponto de encontro entre os dois cachos há um laço amarelo, fazendo menção, novamente, a outra cor trazida pela bandeira do município, onde dentro da faixa se ler: 11 de dezembro de 1961; data oficial da Emancipação Política de Carrapateira/PB.
O brasão do município de Carrapateira possui 150 pixels na horizontal e 130 pixels na vertical. Em formato de coroa real, denota as características geoeconômicas e climáticas da região do Nordeste brasileiro, com sua vegetação típica do semiárido, de clima quente e seco. No interior do brasão, aparece um pé de cactos, presente na flora da região. O sol aparece entre as montanhas, que castiga a terra seca. Na parte superior, o céu azulado e na parte inferior, as cores vermelha, branca e preta.
O Brasão do Município de Carrapateira foi idealizado e criado pelo professor Cícero Marcos Meneses da Silva em 2005.
FONTE:
VIEIRA, José Marconi Gomes. História de Carrapateira (1919/2022). João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora Ltda., 2022.