História

por Interlegis — última modificação 28/02/2022 16h44
Textos sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outros.

História dos Poderes Executivo e Legislativo

por Interlegis — última modificação 02/03/2022 18h39
Textos sobre a História do Município e a construção dos poderes Executivo e Legislativo.

Carrapateira, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2009 sua população era estimada em 2.347 habitantes. Área territorial de 73 km². 

O nome do município provém da quantidade de mamona encontrada na região, também conhecida como carrapateira.

O povoamento do município iniciou no século XVIII por volta de 1770, quando Francisco Vieira da Silva, vindo da cidade de Sousa (PB, depois veio outras famílias, Pereira e Silva de Catolé do Rocha, Pedrosa do Ceará, Galdino Braz da Silva de São José de Piranhas estabeleceram-se naquelas terras compradas de um criador de gado, que perdeu quase todo seu rebanho com o tingui, "Mascagnia rígida, cipó ou arbusto escandente da família Malpighiaceae, é umas das plantas tóxica mais conhecida e encontradas na região Nordeste e parte da região Sudeste do Brasil os principais nomes populares encontrados são: tingui e timbó. É considerada uma planta do agreste e sertão, porém ocorrendo sobretudo nos lugares mais frescos." (TOKARNIA et al., 2000). Por ser uma cidade de difícil acesso e estando ladeada de serras, o povoamento foi muito lento e até hoje. Em 1919 foi construída a capela em homenagem a Santo Afonso Maria de Ligório, através dos esforços de Joel Pereira da Silva e do padre Nicolau Leite. Nesta mesma época, iniciou-se o traçado do povoado. O crescimento da cidade se deu em virtude da feira livre criada em 15 de fevereiro de 1937 e em 1938 foram abertas as primeiras lojas de tecido. 

Inicialmente pertencia ao município de São José de Piranhas. A emancipação política ocorreu em 11 de dezembro de 1961 e instalado no dia 28 do mesmo mês, pelo então Governador Pedro Gondin.

As atividades transitórias tem início na data de 11 de dezembro de 1961, mas sua instalação oficial acontece em 28 de dezembro deste mesmo ano, com a posse do prefeito interino José Batista Sobrinho e tendo como secretário José Pereira Sobrinho, o qual exerceu o cargo até o ano de 2012.

No ano de 1962, o povo elege o seu primeiro prefeito, Mozar Dantas de Oliveira, tendo como Vice-Prefeito o Senhor Francisco de Assis Delfino (1962-1966).

Os primeiros vereadores de Carrapateira/PB foram: Pedro Vieira de Sousa, Antônio Vieira da Silva, Antônio da Silva Almeida, João Vieira de Oliveira; Galdino Antônio da Silva e José Roberto Gomes.

Com o advento das eleições de 15 de novembro de 1966, teve-se como resultado a eleição do Senhor Francisco Gomes Pedrosa para prefeito e como vice-prefeito o senhor José Pereira Sobrinho (1967-1970). Neste mandato a Câmara ficou composta por: Valdeci Cardoso de Miranda, Antônio Vieira da Silva, José Batista, Epitácio Galdino da Silva, João Roberto de Lira, José Roberto Gomes e João Leite de Oliveira.

Em 15 de novembro de 1970, foram eleitos para prefeito e vice-prefeito, os senhores Joel Pereira de Menezes e Antônio Vieira da Silva (1971-1974). Já os vereadores eleitos foram: José Batista, Expedito Batista de Araújo, Epitácio Galdino da Silva, José Ferreira Feitosa, Sebastião Mendes da Silva, José Galdino da Silva e Joaquim Bezerra da Silva.

Em 15 de fevereiro de 1974 o prefeito eleito foi José Pedrosa (Zezé Jacinto) e seu vice Agenor de França (1975-1978). A Câmara de Vereadores foi constituída por: Sinval Samuel da Silva, Manuel Gomes, Antônio Bezerra Sobrinho, José Mendes Pedrosa, Francisco Antônio da Silva, José Batista Neto e Sebastião Mendes da Silva.

Em 1978 foi eleito para prefeito José Cavalcante da Silva seu vice Manoel Pedrosa da Silva (1979-1982). Os vereadores deste mandato: Antônio Galdino, Sebastião Mendes da Silva, Sinval Samuel Batista, Antônio Bezerra Sobrinho, João Coelho de Sousa, Francisco Batista de Araújo e Avelino Ribeiro de Sousa.

Em 15 de novembro de 1982 foi eleito como prefeito o senhor Antônio Galdino e como vice o senhor José Galdino da Silva (1983-1988). O Poder Legislativo municipal ficou constituído pelos vereadores: Avelino Ribeiro de Sousa, Francisco Roberto de Sousa, Antônio Bezerra Sobrinho, Sinval Samuel da Silva, Pedro Vieira da Silva, Epitácio Galdino da Silva e José Alexandre Alves.

Em 15 de novembro de 1988 o prefeito eleito foi o Senhor José Alexandre Alves e o vice o senhor José Cavalcante da Silva (1989-1992). Sendo os vereadores: Francisco Dantas de França, Francisco Roberto de Sousa, Maria do Socorro Vieira, Edmilson Coelho de Sousa, José Batista Neto, João Ferreira Mendes, Antônio Bezerra Sobrinho, Francisco Batista de Araújo e Epitácio Galdino da Silva.

Em 15 de novembro de 1992 foi eleito mais uma vez como prefeito o Senhor Antônio Galdino e como vice-prefeito o Senhor José Galdino da Silva (1993-1996). A casa legislativa ficou com os seguintes representantes: Manuel Coelho, Francisco Roberto de Sousa, Maria do Socorro Vieira, João Ferreira Mendes, Francisco Dantas de França, Sebastião Mendes da Silva, José Cavalcante da Silva e Francisco Batista de Araújo.

No dia 03 de outubro de 1996, foi eleito para prefeito do município o Senhor Agostinho Batista Mendes com seu vice-prefeito José Cavalcante da Silva (1997-2000). A casa legislativa ficou com os seguintes representantes: Ivan Roberto de Sousa, Maria do Socorro Vieira, João Ferreira Mendes, Francisco Dantas de França, Francisco Mendes Vieira, Francisco Mendes Braga, Francisco Batista de Araújo, Antônio Vieira da Silva e Francisco Bezerra.

No dia 03 de outubro de 2000, foi reeleito para prefeito do município o Senhor Agostinho Batista Mendes com sua vice-prefeita Maria Alice Batista Galdino (2001-2004). A casa legislativa ficou com os seguintes representantes: Maria Erlania Galdino Cavalcante, Delânio Gomes Bezerra, João Ferreira Mendes, Francisco Dantas de França, Galdino Bezerra Neto, José Batista de Araújo Neto, Francisco Batista de Araújo, Cristian Lins de Oliveira e João Batista.

No dia 03 de outubro de 2004, foi eleito para prefeito do município de Carrapateira o Senhor José Ardison Pereira e seu vice-prefeito Luciano Ferreira (2005-2012). A casa Legislativa Francisco Gomes Pedrosa passou a ser representada pelos seguintes vereadores: José Batista de Araújo Neto; Maria Erlânia Galdino Cavalcante, Antônio Galdino Junior, Leandro Ferreira Mendes, Francisca Vieira da Silva, Nubia Batista de Araújo, Francisco Antônio Ferreira, Edivanaldo Roberto de Sousa, Marcos Antônio Tavares Mendes.

No dia 06 de outubro de 2012 foi eleito para prefeito do Município de Carrapateira o Senhor André Pedrosa Alves e seu vice-prefeito Danilo Batista Cavalcante (2013-2016), sendo eleito como vereadores: Francisco Antônio Ferreira, Marcos Antônio Tavares Mendes, Francisco Mendes de Araújo, Serafim Prudêncio, José Batista de Araújo Neto, Cleriston Ferreira de Meneses, Delânia Alves de Lira, João Batista e José Batista de Araújo.

No dia 02 de outubro de 2016 foi eleita, a primeira mulher, para prefeita do Município de Carrapateira a Senhora Marineidia da Silva Pereira e seu vice-prefeito João Batista (2017-2020), sendo eleito como vereadores: Francisco Antônio Ferreira, Marcos Antônio Tavares Mendes, Serafim Cavalcante Prudêncio, José Batista de Araújo Neto, Cleriston Ferreira de Meneses, Thuana Pereira Silva, Kleylson Galdino Bezerra, José Batista de Araújo e José Mendes de Araújo.

No dia 15 de novembro de 2020, Marineidia da Silva Pereira foi reeleita para o cargo de prefeita do Município de Carrapateira juntamente com o seu vice-prefeito João Batista (2021-2024), sendo eleito como vereadores: Franco Junior Pergentino Batista, Francisco de Assis Ferreira dos Ramos, Marcos Antônio Tavares Mendes, Serafim Cavalcante Prudêncio, Thuana Pereira Silva, Kleylson Galdino Bezerra, José Batista de Araújo, José Mendes de Araújo e Valciano Bernardo Lins.

FONTE (1)

FONTE (2)

Ações do documento